terça-feira, novembro 18, 2003

Achei este texto do nosso paulo na net, e acho que ficaria muito bem no nosso blog!

"Desde sempre, num tempo em que a história se perde na memória dos povos, a dança tem constituído um meio privilegiado de expressão cultural, estabelecendo as diferenças e semelhanças entre povos, países e regiões: em Cabo Verde e no Brasil; em Portugal e no Québec; na Catalunha e no País Basco; no País de Gales, na Irlanda e na vizinha Galiza; em França e na Bretanha; na Gasconha e na Polónia……; podemos encontrar , entre todas estas culturas, pontes que as aproximam através da dança (Mazurcas, Quadrilhas,….) e da música (Concertina, Violino,….) mas que em cada local adquirem uma cor diferente, enriquecendo o nosso património universal comum.

Este processo cultural, contínuo e ininterrupto desde o seu início, corre agora o risco de se perder na sequência do crescente triunfo da lógica individualista das sociedades modernas. Em Portugal, os espaços naturais da dança e da convivialidade popular - os terreiros das aldeias, no final de mais um àrduo dia de trabalho, as grandes romarias de Verão ... - foram perdendo gradualmente o seu lugar em favor da música Pimba, do Big Show Sic e da ida ao Hipermercado do bairro ou da cidade mais próxima. A harmonia antes assim celebrada, através da dança e da música, entre o Homem e a Natureza, acompanhando os ciclos das estações do ano, do trabalho, da alegria, da vida, perde-se agora cada vez mais nos meandros da mentalidade urbano-depressiva. Com tudo isto perde-se também o sentimento profundo de pertença a um todo, em que quem toca e quem dança se junta para formar um colectivo que é muito mais que a mera soma das partes.

Quem participou já de algum modo nestes movimentos contracorrente (que fazem desta filosofia a sua bandeira), seja em França, na Irlanda, em Espanha ou em qualquer outra parte do mundo, guardou certamente na pele o sabor inesquecível de viver uma experiência única de festa e partilha. É essa experiência que queremos que todas as pessoas que participem numa festa dos Bailia tenham a oportunidade de viver. Talvez assim, devagarinho, as danças voltem às ruas, e a cultura saia da sua redoma de vidro, forçosamente com estilhaços e muitos gritos, mas - também por isso - decididamente viva e reinventada, quebrando as engrenagens monolíticas do pensamento único (que virá a seguir à moeda única…).

PAULO PEREIRA "

Sem comentários: