segunda-feira, julho 05, 2004

Mestiçal Peninsular

Eis o Mestiçal Peninsular, evento temático da d'Orfeu em 2004. Uma primeira leva de programação que abdica de nomes de cartaz e aposta em concertos de vocação étnica, capazes de retratar a grande diversidade musical da Península Ibérica. Sonoridades festivas ao terreiro, num evento que vai para além destes concertos.

A d¹Orfeu estabelece em 2004 o projecto alargado Mestiçal Peninsular, adoptando as Músicas da Península Ibérica como temática forte da sua programação de músicas do mundo deste ano. Será a oportunidade de, por uma vez, olhar para o umbigo ibérico e mostrar, fazendo passar por Águeda, a diversidade das novas e velhas músicas tradicionais, numa perspectiva regional, da Galiza ao Alentejo, das Beiras à Andaluzia, da Catalunha a Trás-os-Montes. Todas elas músicas do mundo!
Da mesma forma, se pretendem conhecer as recíprocas influências, entre os músicos e as músicas de Portugal e Espanha. Fica a certeza que a delimitação geográfica que este tema pode sugerir à partida, não condiciona seguramente a riqueza de uma eventual programação. Antes pelo contrário, pois na Península se encontram matrizes de inúmeras culturas (todo o Mediterrâneo é um caldeirão de mútuas influências e a Península Ibérica cá recebe todos esses contributos nas suas músicas).

O Mestiçal Peninsular vem na sequência da prática anual da d¹Orfeu em atribuir, a cada ano, uma temática-base à sua programação cultural: assim foi em 2002 com a Cimeira do Fole (certame dedicado à concertina) e com as Músicas do Mundo Cigano em 2003, ambos num formato fechado de festival. Já a presente temática, em 2004, se trabalhará num conceito de projecto alargado, incluindo igualmente um seminário, intercâmbios de formação e diversas oficinas de instrumentos tradicionais ibéricos até ao final do ano.

Aí está a programação de Julho do Mestiçal Peninsular, para deleite do grande público d¹Orfeu:



sáb 10 Julho 23h Espaço d¹Orfeu
DAZKARIEH (Portugal)
Sonoridades festivas e influências tribais no arranque do Mestiçal Peninsular, em noite prolongada para a juventude.

qua 14 Julho 22h Espaço d¹Orfeu
FALTRIQUEIRA (Galiza)
A tradição oral da Galiza por quatro meninas "pandereteiras". Trazem nas vozes um tesouro musical tradicional cheio de frescura que vem conquistando o público português.


sex 16 Julho 22h Espaço d¹Orfeu
OREKA TX (País Basco)
A melhor dupla basca de tocadores de txalaparta - quem não se lembra deles no concerto de Kepa Junkera? -, responsáveis por um espectáculo de forte impacto, dando à txalaparta o protagonismo máximo.



seg 19 Julho 22h Espaço d¹Orfeu
UXU KALHUS (Portugal)
Harmonias arrojadas e arranjos endiabrados num grupo que está a tocar melhor que nunca. Corridinhos, Mazurcas, Chotiças e muito mais com a pureza acústica e a potência elétrica. Um resultado explosivo que põe tudo à roda (ou em filas, conforme a dança).

qui 22 Julho 22h Espaço d¹Orfeu
ELISEO PARRA (Extremadura)
Eliseo Parra, que se apresenta com todo o seu grupo, é um grande divulgador da música tradicional peninsular, capaz de recolher o melhor da tradição ibérica para a reler e dotar com o seu talento de uma surprendente modernidade.

Sem comentários: