sábado, maio 08, 2004

SOBRE O ACORDEÃO I

"ACORDEÃO
Membro da família dos Tubos / Vento

Essencialmente, compõe-se o Acordeão de um fole com duas placas estruturais, fechando as suas extremidades, onde são instalados os botões de controle do som, ou teclado similar ao do Piano, de acordo com o tipo considerado. O instrumento é tocado comprimindo-se ou distendendo-se o fole, com o auxílio dos braços, causando em seu interior um fluxo de ar que, ao atravessar as palhetas (comandadas pelos botões), produzem som.

As palhetas e botões destinados a controlar os sons baixos estão localizados no lado esquerdo do instrumento (mão esquerda) e as palhetas e botões (ou teclado) destinados a controlar os sons agudos, encontram-se no lado direito do instrumento (mão direita).

Fundamentalmente, há dois tipos principais de Acordeões:

Simples Acção(acordeão diatónico): Tipo em que, cada botão produz duas notas musicais diferentes, uma na compressão e outra na distensão do fole
Dupla Acção (acordeão cromático): Tipo em que, cada botão ou tecla produz uma única nota musical, quer na compressão, quer na distensão do fole.
A modalidade mais conhecida de Acordeão, com teclado tipo Piano do lado direito, denomina-se Acordeão Piano e é do tipo Dupla Acção, tendo sido desenvolvida em 1850.

Os primeiros Acordeões, chamados então de Handäoline, surgiram em Berlim, por volta de 1820, sendo patenteado, posteriormente, em Viena por Cyril Demian, em 1829. Estes, possuíam apenas 10 botões para a melodia e 2 botões para o baixo, porém, com o passar do tempo, esta configuração alterou-se, adicionando-se mais botões e aumentando-se, com isto, a sua capacidade em notas e acordes."

retirado e adaptado daqui

Sem comentários: