quarta-feira, março 03, 2004

Lideramos no Folk??

Portugal lidera na audição de música tradicional e folk, pois!

Tipo de música ouvido pelos europeus (como percentagem da população que ouve música):
Rock, Pop: 55,1%
Ligeira: 32,1%
Folk, tradicional: 29,9%
Música clássica: 28,0%

Segundo um estudo do Eurostat, a maioria dos europeus (55,1%) ouve música rock e pop. Sendo o género preferido principalmente da Dinamarca, França e Bélgica. Porém, Portugal é o país onde se ouve menos estes tipos de música (36,7%), só superado, como em tantos outros indicadores, pela Grécia (24,6%). Será que isto é um indicador de subdesenvolvimento, penso eu...? eheh! Não me parece! Poderá ser no máximo um indicador de menor abertura à globalização musical?
O segundo tipo de música mais ouvido na Europa é a ligeira (easy listening, as they say!) por 32,1% dos europeus. A Filândia é o principal ouvinte com 70,5%, imaginem!
Um terço também mencionou musica folk e tradicional. E adivinhem quem lidera a tabela! Portugal com 65,1% dos entrevistados... é a música pimba só pode! eheh É seguido pela Grécia (novamente, vejam bem) e pela Austria!
Finalmente apenas 28,0% dizem ouvir música clássica, sendo o Luxemburgo, a Suécia e o Reino Unido os principais apreciadores.

Quem ouve mais música, no geral, são os dinamarqueses (82,5%), os suecos e os holandeses...


Tirado daqui

Como podemos ver, o CD poderá ser um sucesso. Quer dizer, se a tal liderança for na música Pimba, esperemos que consigamos ir buscar audiência ao Rock, se não estamos quilhados...

Sem comentários: