segunda-feira, abril 28, 2008

TOCAR DE OUVIDO EM ÉVORA



Tocar de Ouvido - Encontro de Tocadores
1 a 4 Maio
O Tocar de Ouvido abre-se ao Mundo, para dar a conhecer as músicas (quase) esquecidas de Portugal e de outros lugares, onde porventura se preservou, recriou e cresceu uma parte da memória musical de cada um de nós.
De todos os cantos nos chegam tocadores. De Braga viaja José Correia, tocador de viola braguesa e cavaquinho; de Almodovar vem António Caturra tocando "flaita"; Julinho da concertina traz os ritmos de Cabo Verde. Entre outros, muitos outros. Para tocar, dançar, e conversar sobre coisas que não lembram ao diabo!
Oficinas de Gaita-de-fole, Concertina, Rabeca Brasileira, Harmónica, Canto e Viola Braguesa.Para além das oficinas de instrumentos, há oficinas paralelas: Construção de Instrumentos, Improvisação Musical, Estúdio de Dança e oficinas para crianças. O programa completa-se também com concertos, palestras, debates, mostra de artesãos e instrumentos e bailes nocturnos. Uma oportunidade de descobrir os segredos antigos dos Tocadores e das suas músicas, a não perder.
O evento terá como ponto de encontro o Espaço Celeiros (tarde e noite); as oficinas decorrerão na Casa da Associação Oficinas da Comunicação; as palestras e mesas-redondas acontecem no Fórum Eugénio de Almeida. Tudo em Évora!
Mais informações e inscrições