quarta-feira, janeiro 07, 2004

nova ideia velha para a divulgação da xukalhada

As máscaras de ano novo de mogadouro.
As máscaras ainda usadas no concelho de mogadouro na festa do novo ano são o que chegou até a nós dum rito pagão de esconjuro do ano velho, com tudo o que o velho significava de cediço, senil, vencido, ultrapassado, para dar lugar à renovação do tempo que tem de voltar a aquecer, dos dias que têm de crescer, do sol que tem de voltar a encher os dias, para dar vida aos homens, aos rebanhos e aos campos. Como tais, são suficientemente feias para afuguentar o mal e assim se conjugam com os ruidos ensurdecedores que então se produzem com a mesma finalidade, e de que uma versão simplificada é o enfarruscamento da cara do Farandulo.
A máscara do chocalheiro de Bemposta apresenta uma evidente conotação sexual nos lábios, que, pela forma e vermedilhão, sugerem uma vulva, no nariz que, embora pendente de longo, simiologiza um falo. São as forças da natureza que renascem para substituir e afugentar o que, de velho, tem de dar lugar aos outros. Quem a usa aparece, portanto, como detentor de forças mágicas, supernaturais, mas subterrâneas, que emergem agora para contrariar a felicidade dos homens, mas de que estes sabem apropriar-se para afastar outras forças contrárias até um dia as levar também, por sua vez, de vencida. Se a máscara é, portanto, um mediador entre o inferno e os homens, o mascarado torna-se, por via delas, um mediador também entre estes poderes subnaturais e a sociedade em que vive e que os pretende utilizar para se poder ( e saber) defender deles.
Alberto a. Abreu

Massivo tudo drêt???
k tal esta máscara ser a marca da banda??? tenho mais ideias em relação a este assunto, depois falamos tá???


França

Neve::::vinho, muito vinho e carne...muita carne.
frio gelado, animais...as vakas e as kabrinhas, sempre junto de nós....
os cães de neve são brutais, fizemos mushing... tão a ver a cena??? memo kom trenós a sério e a malta a berrar à grande e à francesa...nevou bués e o massivo ficou "preso" na kinta, enfim momentos muito fixes..Tiveram que comprar correntes p´ró massivo bazar (custou bués, mas é a vida).
Falta o mais importante... os amigos...acreditem manos e manas, o mais importante da vida são os amigos (verdadeiros) akeles momentos únicos, onde a música, o fogo da lareira e a neve se misturam e nasce um sentido único na vida....Les Aminches, o pessoal da kinta e os manos que conhecemos lá....foi muito fixe.
momentos que não voltam e ficam para sempre...
A música será sempre uma forte ligação entre as pessoas....
Fikei super admirado com a liso, a dama cantou uma música, durante um brinde... foi uma cena muito louca.
Bem estamos de volta, prontos para a aventura de um disco dos uxu kalhus.

Komé massivo e o grande baile do Atneu, foi fixe???? fizeram guita???

Beijos na boca para todos e um bom ano, sempre a lutar pelos sonhos, a propósito onde pára a puta do xiko rastafaridreadfreack??? um grande beijo para ti maninho.

Sem comentários: