Blogue do grupo de música trad-folk-rock Uxu Kalhus. Malhão, Viras, Corridinhos, círculos, mazurcas, chotiças, e muito mais, com a pureza acústica e a potência eléctrica. Harmonias arrojadas e arranjos endiabrados são a imagem de marca do grupo. Influências Afro-Jazz-Rock-Ska juntam-se ao tradicional para um resultado explosivo. NOVO CD 13 FEV :: NEW CD OUT FEB 13 2012
Francesco Herdança saiu do coma profundo! Não perca a leitura do testamento do magnata. O que irá acontecer? Que novas nos trás este homem que acaba de renascer?
Jogo preparação para o concerto d' Uxu Kalhus no fim do Inverno | 20 Março 2009 - 22h | Salão de chá do Parque da Alta Vila - Águeda | Inscreve-te para participar no jogo.
Vídeo-Clip UXU KALHUS MUITO IMPORTANTE: - Ver o vídeo cujo link segue abaixo
- (RE)CONFIRMAREM A VOSSA PRESENÇA ATÉ 6ª FEIRA À NOITE, PORQUE SE HOUVER DESISTÊNCIAS TENTAREMOS AINDA REPOR OS VOSSOS LUGARES (esperemos que não seja preciso, contamos com todos e todos participaremos numa experiência, que esperamos seja bastante positiva) Parte I:
Parte II:
______________________________________________ 16 de Março de 2009concentração: Lg. Luís de Camões [Lisboa] às 17hhora prevista para terminar: às 23h Olá a tod@s, Antes de mais queríamos agradecer a vossa disponibilidade para participar neste projecto... Para quem não sabe somos um grupo de estudantes da ETIC que decidiu fazer um vídeo-clip para o novo cd dos UXU KALHUS. Será uma estreia para todos (para muitos de vocês também acredito que assim o seja) mas da nossa parte tudo faremos para que corra pelo melhor. Como diria o Guilherme (no vídeo) "vai ser muito giro" (esperemos que sim!). Provavelmente já estarão por dentro dos pormenores do que será o vídeo-clip, mas para aqueles que ainda não estão ou para elucidar melhor os que que ainda não perceberam bem o que se irá passar, decidimos fazer um vídeo que colocamos no you tube com as principais indicações (ver acima).
Para aqueles que não têm acesso ao you tube (sim acontece), ficam aqui por escrito as indicações mais importantes: Conceito do vídeo-clip:Transumância urbana (percurso) pelas ruas de Lisboa, entre pessoas que se encontram e que são atraídas pela música dos UXU KALHUS e pela vontade de dançar, e os músicos, que estarão dispostos em determinados locais (interiores e exteriores)*.Cada grupo de pessoas segue um músico e no final todos confluirão na Rua do Bica formando assim um grande "rebanho".A transumância começa no Largo de Camões e termina no Largo de S. Paulo onde haverá um baile. *ver mapa em anexo O que é necessário: disponibilidade, boa disposição, alguma paciência, aprontarem-se como habitualmente para o baile (de preferência com roupas que tenham cor uma vez que irá ser à noite e as ruas da Bica não têm muita luz, mas fica ao critério de cada um, e ao seu estilo). Trazerem uma lanterna de bolso porque iremos tentar criar um efeito cénico com ela. Sapatos confortáveis. Virem já lanchados... Dançar um círculo circassien (faixa 3 para quem tiver o cd). É importante que, para quem se inscreva possa de facto estar presente, uma vez que vão estar envolvidos uma série de meios técnicos e humanos e como tal não haverá uma segunda oportunidade... O que irá acontecer: as pessoas serão separadas em cinco grupos no Largo de Camões e cada um dos grupos irá acompanhar um músico. A meio do percurso todos os grupos irão confluir na rua do elevador da Bica e seguirão viagem em direcção ao baile. Pelo meio fazem uma espécie de mini baile no Largo de Sto. Antoninho. Depois continuam o percurso até ao Largo de S. Paulo. Lá iremos filmar 3 ou 4 vezes a mesma música/dança e para os mais resistentes haverá lugar a mais 3 músicas (acústico) fora do âmbito do vídeo-clip. Mais pormenores no próprio dia. Qualquer dúvida disponham.
Obrigado pela v/ colaboração!
Pela equipa de realização.Gonçalo Oliveira (tlm. 96 235 22 33 - para alguma questão de última hora)
- Integração em equipa altamente especializada e motivada
- Possibilidade de carreira internacional
- Formação contínua
- Alegria no Trabalho
- Pés quentes e dormentes
- Bolinhos do lidl (se houver orçamento)
...........................................
Dia 16 de Março (2ª feira) vamos realizar uma transumância urbana pelas ruas de Lisboa a partir do Largo de Camões (descida da rua do Elevador da Bica a terminar num bailarico num espaço nas redondezas …).
Precisamos de 50 figurantes / participantes. Temos até ao momento 20 inscritos.
Disponibilidade para participar nas filmagens das 17h30 às 23h.
A faixa escolhida para o vídeo clip é a “Círculo Dança Espiral” (dança: círculo circassien)
É importante que, para quem se inscreva possa de facto estar presente, uma vez que vão estar envolvidos uma série de meios técnicos e humanos e como tal não haverá uma segunda oportunidade...
O que é necessário: disponibilidade, boa disposição, aprontarem-se como habitualmente para o baile (de preferência com roupas que tenham cor uma vez que irá ser à noite e as ruas da Bica não têm muita luz, mas fica ao critério de cada um, e ao seu estilo). Trazerem uma lanterna de bolso (surpresa...)
O que irá acontecer: as pessoas serão separadas em cinco grupos no Largo de Camões e cada um dos grupos irá acompanhar um músico. A meio do percurso todos os grupos irão confluir na rua do elevador e seguirão viagem em direcção ao baile (a acontecer numa sala nas redondezas). Lá iremos filmar 3 ou 4 vezes a mesma música/dança e para os mais resistentes haverá lugar a mais 3 músicas (acústico) fora do âmbito do vídeo-clip. Mais pormenores no próprio dia.
Obrigado pela v/ colaboração! Juntem-se à TRANSUMÂNCIA!
Conversa com Pedro Oliveira - Programa "Cá se Fazem" Ao telefone directamente de Alqueve-Torneiros (Oliveira de Frades - entranhado no bosque depois de uma curtíssima sesta pós-repasto) para outra Oliveira (Oliveira do Hospital) e para o Mundo, através do site: www.radioboanova.com
Um GRANDE obrigado à Antena 1, em especial ao Armando Carvalhêda e à Sofia Carvalhêda pelo apoio, pela música, pela conversa, pela recepção e pelo trabalho de nos dar música ... portuguesa!
Pronto(s), já estamos na crescente rede social de micro-blogging: Twitter!
A partir de agora, para além de poderem acompanhar as "tweets" do Sr. Presidente da República (que fez hoje saber, pela tv, que é um "twitterer" empenhado), podem também ficar ligados à Xukalhada.
Já agora, um interessante vídeo sobre o conceito em questão: Carla, uma jovem senhora de papel, a viver uma recente paixão por Van Halen, guia-nos pelo maravilhoso mundo Twitter e explica como se tornou uma mulher feliz ao descobrir que Steven era, na verdade, um fã de Baseball!
No sábado passado fizemos a "pré-apresentação" do novo disco [Transumâncias Groove] no Espaço Celeiros, em Évora.
Foi noite de estreia para o novo membro da banda: André Lourenço - Cravista-Baixista (assim mesmo, o rapaz é multi-instrumentista!), bom rapaz e amante de literatura subversiva a atirar para o surreal.
Obrigado a tod@s @s que tiveram paciência para ouvir dois discos inteirinhos com alguns "pregos" à mistura - e foram muit@s (estou a falar do público e não dos "pregos" :-). Obrigado também à Pé de Xumbo pela organização do evento.
A noite anterior foi de experiência nova - ensaio em Reguengos de Monsaraz, terra de muitos e bons músicos, em "quinta-laboratório", que reúne uma boa sala de ensaio com frigorífico sempre cheio e disponível para uma visita.
Obrigado por nos terem deixado fazer barulho no v/ espaço e pela festa que se seguiu.
Próximos gigs bailantes: 5 de Fevereiro ao vivo na Antena 1 (Teatro da Luz às 15h, se não estou em erro) e logo depois, seguimos para Cascais - Fnac às 21h.
O amigo Torres, velho companheiro (nada de confusões, o rapaz ainda é novo, anda pelos 30's) do upper e do under-ground eborense, camarada de agitação da cidade património mundial, amante de boa música, troca de ideias e cevada de qualidade, volta às lides com um convite fresquinho: "Vai uma Gasosa?" é um novíssimo blog que acompanha muito bem o "menu do dia", no que à música e outras artes diz respeito.
Atenção músicos, agentes e afins, o blog tem uma ferramenta muito útil (em constante actualização): Mapa de salas de concertos em Portugal continental e ilhas.
O nosso novíssimo site! Ainda está em construção, mas já tem bastante informação sobre a banda, agenda, música, newsletter, etc ... etc ... Fica o convite para uma visita a http://www.uxukalhus.net/ Aceitam-se sugestões, comentários, insinuações, alvitres, pareceres, jactâncias, bazófias, alardes, fanfarronadas e pimponices!
Teremos novo CD no início de 2009 Fica uma pitada ...
Transumâncias Groove, o segundo CD d'Uxu Kalhus, pretende traçar uma nova rota migratória onde o tradicional em Português, as influências de todos os continentes e a modernidade das novas linguagens confluem num único objecto, animado de uma sonoridade única, com muito Groove, improvisação e uma pitada de boa energia.
Transumâncias Groove dá um passo definitivo na reinvenção do baile e volta a reafirmar o direito à autodeterminação do Folk Português.
Hoje, dia 4 de Dez às 22h, estaremos num palácio sadino, de seu nome: FRYXELL FELPS [sede do Instituto Politécnico de Setúbal].
Há pois é, não é fácil de dizer, mas fica numa bonita zona de Setúbal - perto do miradouro. Dá para ver os barcos de Tróia e ... com muita muita sorte, um golfinho :-)
Tb fica a poucos minutos do choco frito, famosa iguaria sadina e menos ainda de uma pastelaria que faz e vende um doce típico muito apreciado: o Setubalense - atenção que é mesmo um bolo que tem doce de ovos e amêndoas por cima, se não estou em erro. Sabe bem a qualquer hora, mas é pela madrugada que melhor aconchega o estômago bailante.
Não, não estamos a dar nenhuma ordem ao Santo Estêvão :-)
Vamos por partes:
Amanhã, dia 13 de rumamos ao ar puro (talvez seja desta que deixo de fumar) da Guarda para tocar no, ainda a cheirar a novo, Teatro Municipal [TMG].
O gig bailante começa às 22h. Mais info aqui: http://www.tmg.com.pt/ . Dica: Vale a pena visitar o site para ficar a conhecer a programação. Conselho de amigo :-)
Dia 15, que tal uma escapadinha ao Algarve, para os lados de Tavira, para ficar a conhecer Santo Estêvão (em pessoa!), bailar até cair e ... se o Verão do outro Santo, o Martinho, não se acabar, tomar um banho no "spot" da imagem? ... Fica o "teaser" ...
Nós badalamos às 21h30 na Casa do Povo de Santo Estêvão.
E vão dois! Sex 24 - Melide (Pub Gatos) - Uma sala "rockeira" no centro da MOVIDA Melidense com 15 anos de música ao vivo no currículo. A visitar! Sáb 25 - Allariz (Roi Xordo - Café Cultural) - Sim, sala dedicada ao Roi ... que era mesmo Surdo :-). Muito boa comida, excelente equipa, GRANDE GRANDE Festa. Ponto de paragem obrigatório p/ quem visita a bonita Allariz - com um centro histórico cuidado e uma convidativa zona ribeirinha.
Depois do Vive Donas 2008 - Donas, Fundão (Simpático evento nas terras da cereja, com muitos bombos à mistura - Atenção potenciais compradores: Há vários construtores de bombos e caixas na zona) seguimos para noroeste: FESTARREJA 08 - TRANÇAS – Festival de Danças Tradicionais.
É já depois de amanhã. Programa completo aqui T já!
Depois de amanhã [Faro - Uxu em Casório Bailante] seguimos para o Andanças - site oficial aqui! - e pelo meio [6 de Agosto] tempo ainda para uma visita à bonita Trás-Os-Montes (salvem a linha do TUA!): Carrazeda de Ansiães