quinta-feira, novembro 27, 2003

tá-se bem

manos é só para mandar um beijjnho a todos os elementos da banda...( a cena já tá a soar...) até sexta e não se atrasem...beijinhos

quarta-feira, novembro 26, 2003

séltikus

Ópa ó paulo, não te chateis pá...
os manos apenas estão a lutar pelos interesses da "moda celta".
acho bem!!!! penso k é importante procurar nestes (movimentos alternativos sub-urbanos celtas) a onda do desenvolvimento operário dos trabalhadores etno-primitivos.... tás a ver a cena????
também o k é k távas à  espera???
eu avisei... os uxu kalhus não deviam utilizar o jambé e o dindjiridoo. Além de fazerem barulho (noise tás a ver) para as camadas intelectuais das danças-pop-europeias, são como tu sabes, instrumentos de origem céltica.
O jambé por exemplo, essa anomalidade da música celta, era utilizado em rituais de acasalamento (fornicação, tás a ver). Os dread`s utilizavam o ritmo tradicional kanzana-upa-lá, para seduzirem as damas celtas.
O yadáki, conhecido por dindjiridoo k tu karinhosamente dizes ginginrindum, era nos tempos antigos um instrumento celta-aborigene, utilizado, não pelo povinho, mas sim pela camada tribal da alta-burguesia séltika.
Enfim, nem todos podem ter acesso à  mensagem de sua majestade... o criador da pureza do deserto... descendente sagrado dos ventos do sol...tutankhamon...
Sua alteza apareceu um dia num ensaio da xukalhada e disse: "deixem-se de merdas!!!! misturem músicas, povos, sentimentos, culturas, cores, fantasias e façam lá a porra do disco; porke o mundo é um caralho de uma bola k não pára de girar"
e ke estamos nós a fazer um disco ( sempre,sempre, sempre, sempre a girar com a bola) de danças europeias com influências pimba-afro-ska-rock-dub-rasta-pop-celta tradicional-etnu-lusitano.
Bem gostei dakela nova versão dos uxu kalhus música visigoda... essa é boa, muito boa.

P.S.- já apanhei uma seca do espinha, o mano não apareceu na terça-feira... se calhar foi colar cartazes com o piolho...

segunda-feira, novembro 24, 2003

Gravações

Começamos a gravar o que será o CD revelação do ano: Uxu Kalhus s´tudio.

Primeiro fim de semana: foi fixe. Estou todo roto, mas vale o esforço. Convinha era a camarada Celina dar um saltinho antes de Sábado para arrematar a cena....
Opinem, caros co-Blogueiros.

Caros fãs: no próximo Sábado, todos ao mercado da Ribeira. Baile com Uxu Kalhus, numa co-produção com Planeta Dança. Prometemos tocar até cairem para o lado. Enfim, o costume...

sexta-feira, novembro 21, 2003

Sobre os celtas

No outro blog escrevi uma cena sobre os camaradas celtas:

Sobre o Norte: "não acho mal que a gente tenha uma ligação com a Galiza, mas é uma maneira de fortalecer mais a noção do Norte, na península toda (...) Os galegos e os portugueses do Norte sentem que são a mesma gente. São celtas."

São celtas? e eu o que é que sou, Mouro? Lusitano? Visigodo? Isto alembra-me uma discussão (que já tem anos) sobre a música celta, com a tradicional gaita celta, as arpas celtas e já agora, a pandeireta celta. Pegando na Gaita, sabe-se que ela está por todo lado, quase sempre associadas a práticas pastoris, já que o fole é feito com a pele de uma cabra ou de outro bicho qualquer. Por exemplo,
neste livro, é referida a sua presença um pouco por todo o lado:

Mas é na Idade Média que a gaita-de-foles toma especial relevo, aparecendo espalhada por todos os países e regiões da Europa, da Península Ibérica à Escandinávia, da Inglaterra à Itália e à Grécia, da França ao Cáucaso, pela Ásia, da Arábia e Pérsia à Índia e Birmânia e até à China, entre os hindus, drávidas e burmeses pelo Mediterrâneo e Norte de África, revestindo-se, por todas estas partes, de aspectos muito variados.

O que hoje se associa à música celta é um fenómeno relativamente recente, que já nada tem a ver com os celtas; o que mais me irrita é que sempre que fazemos um baile, há-de sempre haver uma alminha a afirmar que tocamos música celta...

Afirmo desde já que a ser alguma coisa, prefiro tocar música visigoda. Sempre gostei dos visigodos. E fica à espera de uma prova irrefutável da unidade celta do norte-ocidental peninsular, com marcadores genéticos (do RNA miticondrial ou outro, tanto faz), muitas análises, e uma amostragem em todos os países "celtas" e todos os países fronteiriços, como Portugal ao sul do Douro. O resultado para ser bom, tem que dar uma inequívoca unidade entre todos os povos celtas, e uma significativa diferença relativamente aos outros (não celtas).

quarta-feira, novembro 19, 2003

Gostas pouco, gostas...

Para satisfazer o lado mais escadalosamente voyeurista que há em todos nós:-P :
http://isfunsoft.myrice.com/swf/peeping.swf

terça-feira, novembro 18, 2003

A ordem do chocalho

Temos que vender uns bailes a estes magalas:

A Ordem do Chocalho teve por "mentor espiritual" o Tenente-Coronel de Infantaria Pára-Quedista António Manuel Camacho Soares, já que dele foi a ideia desta congregação.

A Ordem do Chocalho, criada a 24 de Agosto de 2000, é uma associação sem fins lucrativos, cuja finalidade é a de reunir em convívio militares pára-quedistas que já passaram à situação de Reserva ou Reforma com aqueles que ainda se encontram no Activo.

O Chocalho, símbolo da Ordem do Chocalho, é um objecto metálico que se coloca no pescoço dos "animais", a fim de denunciar a sua presença sempre que estes se movimentam.

A Ordem do Chocalho fará a atribuição dum Chocalho a cada Membro da Ordem que tenha transitado para a situação de Reserva (ou de Reforma, nos casos em haja transição directa do Activo para a Reforma), em reunião periódica (ordinária) ou extraordinária (convocada para esse efeito).

Artigo 7º.

Imposição do Chocalho

O Chocalho será imposto ao Membro da Ordem que tenha ganho o direito à sua ostentação, na primeira reunião da Ordem posterior a essa data. A imposição do Chocalho aos novos Membros da Ordem, será efectuada pelos respectivos padrinhos.

Artigo 8º.

Uso do Chocalho

Em todas as reuniões da Ordem, os Membros que já tenham sido presenteados com este símbolo da Ordem, deverão ser portadores do mesmo. A infracção a este Artigo implica uma multa no valor de € 12.50 EUR (Doze Euros e Cinquenta Cêntimos).


Proponho a atribuição de umxukalhu à Joaninha, ficando assim ela com o xukalhu número e sujeita ao artigo 8º da ordem do chocalho. Alguém se opõe??

Os azelhas o Os chocalhos....

Há aqui uns azelhas a quem já mandei uns trinta convites e ou apagam, ou fazem mal, ou não respondem, sei lá, mas tenho que voltar sempre a mandar.

Algumas dicas: para itálicos, usem o sinalzinho de itálico à direita
para bold, usem o sinalzinho de bold e
para links, selecionem o texto que querem linkar, carregam no mundozinho com o clip, escrevfem o endereço da página (URL) e fazem OK.

Para imagens, usam este comando:

[img src="caminho da imagem"]. A largura máxima não convém ter mais do que 500, pelo que se virem que é muito grande fazem: [mg width=500 src="caminho da imagem"].

Substituam [ por < e ] por >.

Dou um exemplo:


Shiawase no Cowbell - O Chocalho da Felicidade
Episódio 16 (16/7/97) - tirado daqui

Nanami organiza uma festa para exibir o seu sumptuoso pendente de marca. No entanto, Juri aparece com um pendente ainda mais belo e único no mundo inteiro. Felizmente para Nanami, chega um pacote endereçado a ela, e segundo Juri e Miki, a marca parece ser das mais importantes. No entanto, aquilo não deixa de ser um chocalho, Nanami, que não sabe o que é um chocalho, nem para o que serve, Nanami decide experimentá-lo, e gosta tanto que passa a usá-lo no dia-a-dia para o exibir. Embora todos saibam, ninguém consegue ter coragem para lhe ir explicar o que é um chocalho, e para quem está destinado. O pior é que Nanami começa gradualmente a ficar como uma vaca. Tsuwabuki e Utena tentam avisá-la de que há algo de errado com o chocalho e que ela o devia tirar, mas Nanami não liga, acabando mesmo por se transformar numa vaca de corpo e alma. Cabe a Utena tourear Nanami e retirar-lhe o chocalho.


Chocalho mordedor


Isto no Brasil é um chocalho....da-se:

O chocalho é um instrumento antigo, que remonta da Idade Média. Era utilizado para conduzir e ajudar a guarda do gado. É usado em festas populares brasileiras, como o carnaval brasileiro, e a partir da década de 1950, começou a ser usado em conjuntos musicais.
Achei este texto do nosso paulo na net, e acho que ficaria muito bem no nosso blog!

"Desde sempre, num tempo em que a história se perde na memória dos povos, a dança tem constituído um meio privilegiado de expressão cultural, estabelecendo as diferenças e semelhanças entre povos, países e regiões: em Cabo Verde e no Brasil; em Portugal e no Québec; na Catalunha e no País Basco; no País de Gales, na Irlanda e na vizinha Galiza; em França e na Bretanha; na Gasconha e na Polónia……; podemos encontrar , entre todas estas culturas, pontes que as aproximam através da dança (Mazurcas, Quadrilhas,….) e da música (Concertina, Violino,….) mas que em cada local adquirem uma cor diferente, enriquecendo o nosso património universal comum.

Este processo cultural, contínuo e ininterrupto desde o seu início, corre agora o risco de se perder na sequência do crescente triunfo da lógica individualista das sociedades modernas. Em Portugal, os espaços naturais da dança e da convivialidade popular - os terreiros das aldeias, no final de mais um àrduo dia de trabalho, as grandes romarias de Verão ... - foram perdendo gradualmente o seu lugar em favor da música Pimba, do Big Show Sic e da ida ao Hipermercado do bairro ou da cidade mais próxima. A harmonia antes assim celebrada, através da dança e da música, entre o Homem e a Natureza, acompanhando os ciclos das estações do ano, do trabalho, da alegria, da vida, perde-se agora cada vez mais nos meandros da mentalidade urbano-depressiva. Com tudo isto perde-se também o sentimento profundo de pertença a um todo, em que quem toca e quem dança se junta para formar um colectivo que é muito mais que a mera soma das partes.

Quem participou já de algum modo nestes movimentos contracorrente (que fazem desta filosofia a sua bandeira), seja em França, na Irlanda, em Espanha ou em qualquer outra parte do mundo, guardou certamente na pele o sabor inesquecível de viver uma experiência única de festa e partilha. É essa experiência que queremos que todas as pessoas que participem numa festa dos Bailia tenham a oportunidade de viver. Talvez assim, devagarinho, as danças voltem às ruas, e a cultura saia da sua redoma de vidro, forçosamente com estilhaços e muitos gritos, mas - também por isso - decididamente viva e reinventada, quebrando as engrenagens monolíticas do pensamento único (que virá a seguir à moeda única…).

PAULO PEREIRA "

gravação

Por mim também tudo ok miguel, obrigado por teres andado a chagar o pessoal desse tal estúdio...
beijo cariño

petidéjoner

Respondendo ao nosso honorável provedor, adoro os pequenos almoços de sábado no golo! Os galões, os croissants, as olheiras, as crianças a voar pelos ares... De resto, são os únicos pequenos almoços familiares que tenho :-((

Sábado então.

segunda-feira, novembro 17, 2003

Concorrência

Fui disfarçado de pai responsável á Fundição de Oeiras - Feira de Agr. Biológica, na verdade fui em missão de espionagem agro-industrial e de boicote (lançando as duas feras para se instalar o caos) mas em vão ... os Monte Lunai deram-lhe bem.

Esta posta também serve para testar a assionatura que espero sáia diferente.

A Singer from Russian

Asgrovia!

Ena pá isto é tão grande ....parece o estádio do Dragão

Olá Malta, então petit dejoné saturday at some hour?
Eu fico responsável pela animação cultural ...levo os pequenos!
Beijinhos

Guitarradas

Vasquinho vai ver este site, que parece que tem bués repertória de guitarra, tudo à borla!!!

http://www.delcamp.net/framset/portuguese/framset_portuguese.htm

Por mim Miguel, tá-se bem!!! Vamos lá gravar o maldito CD!!!

ok miguel

olá miguel, por mim tá-se... kuando kiserem... estou pronto.

Houston, we have a problem

Noticia terrifica! Afinal não somos só nós, o problema é bem maior do que pensávamos...

"Mais de 100 mil chocalhos com problemas

Mais de 100 mil chocalhos apresentam defeito de fabricação, que faz com que os mesmos se rompam facilmente. O problema é que ao romper-se, as pequenas peças que estão dentro do chocalho, podem ser ingeridas pela criança. Um bebé de 9 meses engoliu uma das peças do chocalho.

Os chocalhos com problemas têm a tampa em forma de cogumelo. (...) Estes chocalhos foram vendidos, nos Estados Unidos, entre maio de 2000 e setembro de 2001, por um preço de U$ 2 dólares (aproximadamente).

Para evitar problemas, mantenha este brinquedo longe do alcance das crianças. Para receber um novo chocalho (sem defeito) ligue para 1 (888) 442-6376 nos Estados Unidos."

Esta cena dos dois dólares faz-me sentir muito em baixo... E o facto de ser tão fácil a troca também me assusta.
Parece-me que quando se referiram á cena do cogumelo estavam a falar claramente do Nuno Patricio.

(Isto foi copiado e adaptado deste site.


novo site

Já temos um site minimalista, que classe.

ARREGAÇA PUM PUM

Quero compartilhar convosco esta bonita cantiga -ARREGAÇA PUM PUM- do "Grupo Folclórico Imaculado Coração de Maria"! São tão malandrecos, hi, hi, estes grupos de folclore de inspiração cristãzz,zz... Uns verdadeiros rebeldes, sempre prontos para a brincadeira, que foliões!... Grandas malucos!!

Arregaça Pum Pum

Se Fores ao rio lavar
Lava na pedra do meio
Mas se vires cair flores
Apanha mete-as pro seio (Bis)



Refrão:

Arregaça pum pum arregaça
Arregaça o teu vestido
Arregaça pum pum arregaça
As calças do teu marido



Os meus olhos de chorar
Já nenhuma graça tem
Hei de dizer aos meus olhos
Que não chorem por ninguém (Bis)



domingo, novembro 16, 2003

maEtrix e vacas

A Xukalhada está solidária com as vacas e bois de todo o mundo! E também com os porcos, galinhas, patos, e restante animália, não obstante servirem de refeição a alguns de nós (o Vasco é vegetariano...). A forma como os animais são tratados é um espelho da nossa humanidade, ou falta dela. Um espelho da nossa ANIMALIDADE. Vejam bem a animação deste link http://www.bancruelfarms.org/meatrix/

celina

segunda-feira, novembro 10, 2003

sonoridades luso-afro-brasileiras

massivo aki vai a informação referente à gig no chapitô. Paulinho vê se divulgas a situação, yá????

Sonoridades Luso-Afro-Brasileiras

20 a 22 de Novembro de 2003

O colóquio "Sonoridades no Espaço Luso-Afro-Brasileiro" é uma iniciativa que procura fomentar a produção de novos conhecimentos sobre os entrecruzamentos e redes de influência musicais no espaço Luso-Afro-Brasileiro.
Pretende-se construir um debate que permita desenvolver um estudo dos tráfegos melodiosos (modinhas, lundús, fados, xulas, mornas, maracutás, candomblés, etc) no universo Luso-Afro-Brasileiro-incluindo os aspectos coreográficos e instrumentais- e da influência desses tráfegos nas identidades culturais dos povos envolvidos.
O colóquio é organizado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em colaboração com o Chapitô, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa e o Museu Nacional de Etnologia.
O encerramento deste largo encontro multicultural será no Chapitô com um saboroso jantar, com vistas largas sobre o tejo e uma grande "jam session" Luso- Afro-Brasileira.
Nesta verdadeira festa vamos poder ouvir, sentir e, sobretudo, dançar as sonoridades que foram dissecadas e analisadas ao longo destes três dias de colóquio.

Jam- session com os uxu kalhus, dia 22 de Novembro, pelas 23.00, no Chapitô- entrada livre.

quarta-feira, novembro 05, 2003

vou deixar a banda

pessoal... vou deixar a banda , pá porra, vocês tão sempre a gozar comigo, essa do julinho foi demais... kualker dia tão a pedir p'ra eu ir falar com o goucha não?? ou então com a teresa guilherme...foda-se...
e digo-so-vos mais... vou deixar a banda porke à minha frente apresenta-se um futuro de estrela, longe de gajos a mandárem agente sair do palco, como foi na terra do paulo.
sabem k mais, vou entrar no ídulos...é verdade, tomem lá a notícia de primeira mão. depois de amanha, vou fazer os casting e até vous digo o ke vou kantar... vou organizar um medley com uma música dos delfins (essa granda banda), rui veloso, luís représsas, rio grande, paulo gonzo, cabeças no ar e acabo a cantar o hino do azeite galo... não há hipóteses, os gajos vão gramar a cena ( mas eu vou desafinar de propósito para eles pedirem repetição) e eu dou-lhes com o tradicional, começo com trovante, zé barros, tony carreira, gaiteiros de lisboa, afonsinhos do condado e acabo com uma música original dos ai tambor... porra pá vai ser brutal, não acham??? entretanto procurem um percussionista novo, porke eu não vou vacilar......"portugal no seu melhor" ...ao ponto k nós chegámos...
próximas datas p´rá agitar o badalo...
8 de Novembro- Évora
22 de Novembro- Lisboa;chapitô
29 de Novembro- Lisboa;mercado da ribeira- baile da betalhada (vestidos à beto- 5 euros, marginais-6 euros)

11 de Dezembro- Almada (baile dos saloios; entrada permitida, apenas a pessoal vestido à saloio).
13 de Dezembro- Porto, participação num festival alternativo, a convite do Osga.
20 de Dezembro???. Lisboa; kilombo ( Baile de protesto contra a música portuguesa capitalista, obrigatório a apresentação de um objecto de revolução; jam session no final da gig).

Komo é para o fim do ano??? sempre fazemos akele mini-festival com os les aminches ou não???

até sexta ( ...14:00) cuidado com os atrasos yá???

terça-feira, novembro 04, 2003

Erva cidreira integral

Ó erva cidreira
estás no telhado
quanto mais te rego
mais pendes p'ró lado
mais pendes p'ró lado
mais a rosa cheira
estás no telhado
ó erva cidreira

refrão:
TODA A MOÇA QUE É BONITA
NA MAIOR FORÇA DE AMAR
JURA AMOR QUE EU TAMBÉM JURO
NÃO ME ANDES A FALSEAR
NÃO ME ANDES A FALSEAR
MEU AMOR AGORA AGORA
DOIS PASSOS PARA DIANTE
MEIA VOLTA E VAI-TE EMBORA

Ó erva cidreira
estás na varanda
quanto mais te rego
mais pendes p'rá banda
mais pendes p'rá banda
mais a rosa cheira
estás na varanda
ó erva cidreira

(refrão)

Ó erva cidreira
estás no alpendre
quanto mais te rego
mais pendes p'rá frente
mais pendes p'rá frente
mais a rosa cheira
estás no alpendre
ó erva cidreira

segunda-feira, novembro 03, 2003

Obrigado amigo Julinho

Sabes Paulo, é que não queria fazer grande alarde desse facto, sinto-me um pouco fúnebre ao perceber que nós não fomos apadrinhados por esse grande guru do entretenimento de sábado á tarde, logo a seguir ao macaco adriano... E de qualquer maneira é melhor piarmos fininho, não vá ele nos querer descobrir agora... (Podiamos enviar-lhe o Nuno Patricio para uma primeira abordagem á nossa música, o que é que achas, simpático, não?)

bêjos, celina

ps. NUNCA MAIS ensaio na manhã a seguir a um baile!! Tive de dormir o fim de semana todo para compensar, quase arruinei a minha já frágil vida familiar, enfim, um inferno :-)

CV d'Uxu Kalhus

Celina, temos que acrescentar ao nosso já extenso CV o não termos sido descobertos pelo Júlio Izidro, esse grande comunicador patrono das artes... de certeza que ganhamos logo montes de pontos por isso...

Berlusconi e Durão

Parece que o Berlusconi escreveu umas letras de um CD que apareceu agora lá prás Itálias; proponho desde já aos restantes xucalheiros que convidemos o Durão Barroso para escrever umas letras pr'algumas músicas nossas (a minha valsa, o azulejo, sei lá). Pode não ficar muito bem, mas como estratégia de marketing, porra, a coisa de certeza que vendia como pãezinhos quentes.....

quinta-feira, outubro 30, 2003

Aqui estamos!

Xim xenhor, já temos belogue! Bom trabalho paulo...!
Bamos lá a ver se a maralha aparece no bailarico de 6ªfeira, eu vou pôr o meu melhor vestido! E vocês vejam lá se tomam banho, meus bacorinhos...

inté, gosto mesmo de ter um belogue
celina

Ps.Nuno patricio, és um poeta incompreendido...

quarta-feira, outubro 29, 2003

A ver vamos

Vocês acham mesmo que quem vier aqui parar fica à rasquinha para nos comprar um baile??
A ver vamos...

não consigo dormir

Era uma vaca muito vaca, chamada sarikité
encontrou um boi amarelo, saravá e ipajé
não keria ser careta, perguntou ao boi safado
se tava numa de dár um giro, p´ra fumar um baseado

o boi disse ke sim, se a maconha fosse boa
viva o mundo freak, desta nova babilónia
subiram ao cimo do monte, p´ra apreciar a lua
foi tanta a magia, ke a vaquinha se pôs nua

numa noite tão bonita, com o céu todo estrelado
o boi disse à vakinha ke táva a ficar excitado
ela respondeu... com muita alegria
agita-me o badálo, kés a minha fantasia

e foi nesta locura ke o milagre aconteceu
nasceu uma banda de um deus ke morreu
seu nome é uxu kalhus... komo o profeta diria???
música tradicional...mete o cú na pia!!!

terça-feira, outubro 28, 2003

perdeu-se um cão

Atenção... dá pelo nome de anikibób, rafeiro, bastante simpático e especialista na fabricação de bombas caseiras.
Desapareceu no festival andanças...???
A última vez ke foi visto estava a distribuir um abaixo assinado, pela livre circulação da tribo canina, no recinto ilegal do andanças.
O anikibób é um manifesto grotesco que simboliza as diferenças étnicas da sociedade canina.
Pretendia copiar as músicas dos uxu kalhus para futuros atakes à pé de xumbo.
Para mais informações contacte paulo pereira, o rei do sabão azul.

ps- a coka kola e os toldos águia pretentem apoiar o novo disco dos uxu kalhus??? o ke acham da ideia?????

beijinhos e até kinta

Falta a Celinda....

Dos que mandei, falta ainda responder a Celinda; vem daí mulher, dá um toque femenino à coisa se não o Nunão ajavarda o Blogue todo!!!

segunda-feira, outubro 27, 2003

Attambur já foi contactado

Olá malta!!! Já mailei ao Zé-Miguel e acho que não deve haver problema. Estamos em contacto na blogosfera. Agora vou jantar!!!!

Vasco