segunda-feira, julho 18, 2005

gaitas-de-fole

Um link fresquinho para quem quiser saber mais acerca da gaita-de-fole. É a nova secção do excelente site da Associação Gaita-de-Foles (em Inglês Portuguese Bagpipe Society - acho que tem mais elan!), intitulada Um mundo de Gaitas. Um manacial de informações- História ( um artigo muito interessante e completo acerca da origem, expansão e diversidade da gaita-de-fole) ;Morfologia (os elementos do instrumento, como funciona, e classificação musicológica. Atenção que inclui um magnifico strip tease de gaita, nunca antes visto!); a gaita em Portugal (distribuição, tipos, contextos); e as variadas gaitas que tocam por esse mundo fora (nada mais nada menos que quinze tipologias de gaitinhas, com explanações técnicas, contextualização geográfico-cultural, alusão aos repertórios, fotos, e até mp3) . Os textos são da autoria de José Gomes e Miguel Costa. Fiquei muito impressionada com o trabalho, os meus parabéns á Associação Gaita-de-Foles!

2 comentários:

Anónimo disse...

Este post está muito bem elaborado e a temática é deveras fascinante. Chegou finalmente a hora de nos manifestarmos em prol da liberdade não só da gaita, mas de todos os aerofones deste país.
Eu tenho um sonho de que um dia nas verdes encostas de qualquer serra deste país, os filhos dos antigos aerofones de palhetas livres e os filhos dos antigos aerofones de palhetas batentes, conseguirão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.
Eu posso levar umas garrafas de moscatel.

Paulo disse...

As gaitas unidas jamais serão vencidas!!!
Prá mesa da fraternidade levo uns aerofones estranja (mas de palhetas batentes) e uns chóriços cá da terra.